10 exemplos inspiradores de personalidade de marca para te ajudar

Se você realmente deseja se conectar com seu público nesse mundo no qual quem tem poder é o consumidor, é melhor saber que ele é, quem você é e como você vai abordá-lo da maneira certa.

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Inspirar é preciso!

Vivemos na época das marcas humanizadas, onde é necessário trazer características humanas para criar uma conexão real com os consumidores e ser escolhido por eles.

Os dias de entidades corporativas com uma mensagem unilateral já eram. Se você levar sua marca pro mercado falando como uma dessas corporações sem rosto e com a personalidade de um peixe fora da água, então será realmente esse peixe e não vai durar – não vai sobreviver na multidão. 🤷

Se você realmente deseja se conectar com seu público nesse mundo no qual quem tem poder é o consumidor, é melhor saber que ele é, quem você é e como você vai abordá-lo da maneira certa.

A chave? Características e personalidade que representam quem sua persona é ou quem almeja ser – que vai ser muito parecido com quem sua marca é, tendeu?

As marcas fortes de hoje em dia têm personalidades humanas e projetadas para se conectar com o público por meio de emoções. É sério.

👉 Ó pá! Para te ajudar reuni os 10 exemplos de personalidade de marca mais inspiradores. Então, espero que te inspire na jornada de desenvolver a tua personalidade!

Mercedes-Benz

Mercedes é uma marca aspiracional e exclusiva que fica em um pedestal e incentiva seus clientes a ganharem o direito de ingressar em seu clube. Sua recompensa? Status!

A Mercedes comunica superioridade e exclusividade e lembra ao seu público que eles estão no topo.

Ao longo de toda a experiência com a marca, eles exibem características de status, riqueza e sucesso e proporcionam a seus clientes uma sensação de realização.

  • Identidade da marca: refinada
  • Linguagem: articulada
  • Tom de voz: confiável
  • Características: comandante e sofisticada
  • Motivação: poder
  • Medo: fracasso

Apple

Embora a Apple tenha uma tendência rebelde por “fazer as coisas de maneira diferente” e tenha um histórico de ir contra a corrente da indústria, a marca é uma inovadora e visionário na sua essência.

Eles são motivadas a reinventar a roda, criar algo novo e romper os limites da tecnologia. A Apple encoraja e inspira seus clientes a se expressarem e usarem a imaginação para que encontrem suas versões de originalidade.

Eles abraçaram as indústrias mais criativas e pessoas/empresas progressistas com visão de futuro.

A Apple mudou o mundo e oferece a seus clientes a oportunidade de se juntar a eles na vanguarda do desconhecido,

  • Identidade da marca: minimalista
  • Linguagem: simples
  • Tom de voz: direto
  • Características: inovadora e criativa
  • Motivação: originalidade
  • Medo: duplicação

 

Lego

Lego é uma marca “old school” e que nos leva aos tempos antes das telas (tem um apelo nostálgico). De todos os exemplos de personalidade de marca listados, a Lego pode orgulhosamente afirmar ser uma das marcas mais amados do mundo.

Nascida e construída com base na imaginação, a Lego é uma marca que abre um mundo de fantasia, criatividade e diversão pra todo mundo (não importa a idade).

É uma marca tradicionalista criada em 1923 e mesmo não tendo prejuízo, ela começou a se “perder” em 1988 quando se desconectou da sua cultura. Hoje em dia a Lego tá por dentro de temas que são culturalmente relevantes (de super-heróis, filmes, etc) e sempre mantendo uma dose generosa de humor – isso fez com que a marca rejuvenescesse e fosse vista como criativa, imaginativa, original e amante da diversão.

  • Identidade da marca: elementar
  • Linguagem: jovial
  • Tom de voz: amoroso
  • Características: criativa e imaginativa
  • Motivação: fantasia
  • Medo: realidade

Patagonia

Patagonia é uma marca que tem muitas crenças ambientais – e não só crenças, eles realmente colocam isso muito em prática.

Seus clientes têm uma conexão forte com a natureza, isso os representa como pessoas. A marca atraiu esse público exatamente porque foi construída com base nessas crenças.

A Patagonia tem uma personalidade de espírito ativista que promove aventura, exploração, autodescoberta, e claro, o respeito ao meio ambiente.

  • Identidade da marca: conscientizadora
  • Linguagem: libertadora
  • Tom de voz: entusiasta
  • Características: corajosa e aventureira
  • Motivação: descobrir/explorar
  • Medo: confinamento

 

Harley Davidson

Existem poucas marcas no mundo que representam seu público tão bem quanto a Harley Davidson.

Desde sua identidade de marca robusta (especificamente seu estilo de imagem) até a linguagem corajosa e tom de voz áspero, a Harley Davidson fala com o público como sendo um membro da gangue.

Não há conotações corporativas ou gentilezas desnecessárias por aqui!

A Harley abraça o espírito rebelde da persona e se orgulha de ir contra a sociedade cotidiana.

  • Identidade da marca: Robusta
  • Linguagem: corajosa
  • Tom de voz: áspero
  • Características: Rebelde e Disruptiva
  • Motivação: Libertação
  • Medo: Conformidade

Red Bull

A Red Bull não faz as coisas como as outras marcas.

Ela é diferente. Vive a vida no limite, sorri diante do perigo e abraça o extremo.

Uma marca com uma personalidade cheia de energia. É justo dizer que, mesmo entre outros rebeldes, outros aventureiros e outros atletas, a Red Bull é destemida.

Ao se alinhar com todos os esportes radicais que você possa imaginar, a Red Bull deixa na mente do público a palavra “extremo”. Por meio de suas cores enérgicas, logotipo de touro agressivo e atitude intensa, a Red Bull consegue retratar uma personalidade ultrajante em todos os pontos de contato.

  • Identidade da marca: destemida
  • Linguagem: enérgica
  • Tom de voz: cafeinado
  • Características: Extremo / Ultrajante
  • Motivação: Adrenalina
  • Medo: Calma

Nike

Nike é uma marca inspiradora que inspira seu público a “fazer”.

A herança competitiva de atletismo dos fundadores Phil Knight e Bill Bowerman faz parte da estrutura da marca e essa mentalidade vencedora se estende por toda a equipe até o relacionamento com seus clientes.

A Nike é uma vencedora. É para isso que ele vive: para ser a nº 1.

Assim como todo atleta no topo de seu jogo, a Nike tem um desejo ardente de estar no topo e permanecer lá.

E essa mentalidade vencedora é evidente em tudo o que a marca faz, desde sua inovação até seu branding.

A Nike representa uma personalidade de coach, encorajando, orientando, demonstrando, motivando e responsabilizando seu público por seu sucesso ou fracasso.

Seu slogan “Just Do It” é um apelo à ação, um estilo de vida e uma crença de que você pode conseguir o que deseja, se quiser muito.

  • Identidade da marca: eficiente
  • Linguagem: Campeão
  • Tom de voz: motivacional
  • Características: Corajosa / Determinada
  • Motivação: vencer
  • Medo: perder

Coca-Cola

Sempre que você pensa em Coca-Cola, as chances são (consciente ou inconscientemente) de você pensar em “Felicidade”.

A razão?

A Coca decidiu associar a marca a essa palavra, alinhando a marca a todos os momentos felizes que você possa imaginar, desde o Natal até as férias de verão.

Por meio de sua publicidade e comunicação, eles exibem de forma consistente características alegres e um tanto mágicas, que associamos com prazer.

Sua personalidade é despreocupada e divertida, o que encoraja o público a esquecer seus medos e tensões e aproveitar o momento tomando “Uma Coca e um sorriso”.

  • Identidade da marca: radiante
  • Linguagem: alegre
  • Tom de voz: entusiasmado
  • Características: otimista / Amorosa / divertida
  • Motivação: prazer e diversão
  • Medo: infelicidade

Dove

Dove é uma marca simples e elegante que promove e incentiva a autoestima feminina. Poucos exemplos de personalidade de marca são tão inocentes quanto Dove.

Eles abraçam todas as coisas puras e oferecem a seu público feminino um status quase divino.

A marca vê a beleza em todas as mulheres e as incentiva a ver a mesma beleza em si mesmas, por dentro e por fora.

Dove tem uma personalidade positiva e encorajadora e comunica otimismo e honestidade por meio de sua linguagem e tom.

  • Identidade da marca: Pura
  • Linguagem: Simples
  • Tom de voz: positivo
  • Características: Pureza / Honestidade
  • Motivação: Autoestima
  • Medo: Vergonha

Diesel

A herança tradicional de uma pequena cidade italiana deu à marca raízes fortes. Desde 1978, a Diesel segue seu próprio caminho, ignora tendências e praticamente mostra o dedo médio aos críticos.

Como uma marca de moda nascida em Milão, teria sido fácil pra Diesel se perder e lucrar com as tendências do era esperado das marcas italianas. Mas Diesel não faz o que é esperado.

Eles usam o humor, a ironia e um tom cômico em suas campanhas.

Diesel apela para seu público jovem, independente e alternativo com sua falta de conformidade e sua visão “eu não dou a mínima” sobre a vida.

  • Identidade da marca: áspera
  • Linguagem: cheia de atitude
  • Tom de voz: autoconfiante
  • Características: indisciplinada e distinta
  • Motivação: independência
  • Medo: conformidade

 

Espero que este post te inspire a desenvolver a sua personalidade!
Agora conta-me lá, qual dessas marcas tu te identificas mais? 👇

 

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