Ver branding em toda a sua volta: fortalecimento de marca.

O objetivo desta abordagem holística é atingir os públicos-alvo de forma eficiente e eficaz e apresentar a marca de uma forma favorável e alinhada ao posicionamento pretendido.

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Ver branding em tudo o que rodeia o seu negócio, em toda a sua volt, é o que chamamos de Branding 360 graus.

E o branding, vale lembrar não é o seu logotipo. É a metodologia utilizada para gerir, construir e valorizar marcas. E com um olhar em 360 graus é uma abordagem holística para que a marca seja apresentada de forma coesa e consistente aos diversos públicos e clientes nos mais diversos pontos de contato.

 

O foco é o principal

O branding 360 graus é, a bem da verdade, uma mentalidade que considera a identidade da marca como ponto focal, centrada nos usuários ou consumidores da marca, e aplica uma abordagem inclusiva para que a marca seja apresentada de forma consistente na mais diferentes situações.

O objetivo desta abordagem holística é atingir os públicos-alvo de forma eficiente e eficaz e apresentar a marca de uma forma favorável e alinhada ao posicionamento pretendido.

O branding 360 graus segue uma abordagem com foco principal no uso de ferramentas online e offline para envolver e estimular os clientes. Garante a disseminação de uma mensagem consistente por toda parte, independente do canal.

Cada vez mais interativo e se atualizando

O branding 360 graus também pode ser definido como uma combinação de comunicações de marketing integradas e usos dos recursos da web 2.0.

De forma simplificada e resumida, o marketing integrado segue uma abordagem centrada no usuário e se concentra principalmente no uso de ferramentas online e offline para envolver os consumidores. A comunicação integrada garante que a mensagem seja consistente, e alcance o público por meio de diferentes canais.

Um bom plano de comunicação de marketing ajuda a atrair mais clientes e aumentar a receita de vendas e os negócios.

Um uso da web 2.0 está focado na classificação do cliente e às mídias sociais, pois os consumidores falam sobre a marca fora dos limites dos canais “oficiais”.

Pensar marca em diferentes frentes

Uma marca 360 ​​​​graus tem vários elementos, como os meios impressos, mídias eletrônicas e digitais, e-commerce, e-mail, telefone, whatsapp etc.

Um gerente de marca deve garantir que cada um desses elementos funcione de acordo com a essência da marca, seu posicionamento, propósito e a estratégia de marketing.

Por exemplo: Nas mídias sociais, além de somente postar anúncios, mensagens e publicidade de produtos, também devemos estabelecer conversas, obter feedback do usuário, coletar dados que alimentarão os sistemas baseados em big data ou até mesmo gerenciar questões mais frugais como problemas gerais e reclamações.

Da mesma forma, a área de Relações Públicas não se restringe apenas aos comunicados de imprensa ou reuniões de mídia, mas também deve envolver treinamentos de mídia para os públicos internos, desenvolver advogados de marca, estabelecer políticas de uso de redes sociais corporativas etc, sempre com objetivo de garantir a sustentabilidade e uniformidade da marca.


O diagrama acima mostra todos os elementos usados ​​na marca 360 graus.

 

Conclusão

É fundamental que todas as diferentes áreas da empresa estejam alinhadas ao objetivos de gestão da marca. Todas as ações institucionais, de Relações Públicas, de marketing online, offline etc, devem atuar de forma coordenada, sempre com foco na imagem e posicionamento planejados. Não deve haver dissonâncias nos discursos. Somente assim se consolidará a mentalidade holística da marca e dasua  gestão em 360 graus.

 

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